Francisco Mora conquistou, na tarde deste domingo, a sua segunda vitória na quinta jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, no circuito de Jerez de La Frontera, deixando a pista andaluza com o título de campeão praticamente no bolso, depois de voltar a superiorizar-se a Manuel Alves e a Pedro Salvador. José Barros repetiu o triunfo na categoria AM e João Posser chamou a si o primeiro lugar na categoria GD. “Foi uma ótima corrida, mais fácil que a de ontem, em termos de gestão. Faltou-me apenas a volta mais rápida, devido ao ‘track limits’, para alcançar o pleno a nível de pontos”, indicou o vencedor após a prova.
Mora referiu tambem: “Dada a vantagem de que disponho, na próxima jornada, em Valência, apenas terei que terminar a primeira corrida para vencer a Porsche Sprint Challenge Ibérica, mas se for possível prefiro continuar a ganhar corridas…”. Sendo que no confronto de hoje o piloto da Veloso Motorsport largou da ‘pole-position’ e nunca perdeu o controlo dos acontecimentos face ao seu rival do costume que desta vez terá desistido mais cedo de acompanhar o ritmo do líder, acabando, na parte final da corrida, por sofrer alguma pressão de Pedro Salvador que ainda alimentou esperanças de chegar ao segundo posto. Contudo, uma penalização de três segundos por exceder os limites da pista também não ajudaria o piloto flaviense. Se entre os dois primeiros não aconteceram situações de grande ‘stress’, dado o distanciamento verificado quase a partir da primeira volta, Vasco Barros ainda tentou surpreender Salvador, mas a partir do momento que sofreu um toque’ de Miguel Lobo, quando este tentou passá-lo por dentro na chicane Ayrton Senna e fez um pião, acabando por desistir, o piloto do LOB-Motorsport baixou de ritmo.
José Barros, o detentor da “pole” na categoria AM, acabaria por ser surpreendido, de início, pelo espanhol Jorge Ramirez, mas nunca perdeu a calma e o controle da corrida, aguardando pela melhor oportunidade para recuperar a liderança, o que sucedeu na nona das 17 voltas, para a partir de então garantir mais um precioso triunfo, o segundo do fim de semana e quinto da temporada. Gonçalo Fernandes conquistou a terceira posição, depois de um animado despique com Ricardo Costa (quinto), a quem o fim de semana esteve longe de corresponder às expetativas, o mesmo se podendo dizer-se em relação a Tiago Gonçalves (7º). Na categoria GD, João Posser esteve imparável, pois manteve-se no grupo da dianteira logo no arranque, bem distante de Aloísio Monteiro, para depois gerir a prova sem percalços até ver a bandeira xadrez. O vencedor da primeira corrida teve Rui Miritta quase sempre no seu encalço, e este último, embora garantisse mais um pódio, ainda perdeu algumas posições a nível da geral, ao fazer um pião a duas voltas do final.
A próxima jornada (sexta e última) da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agendada para os dias 14 e 15 de outubro próximo, no circuito espanhol de Valência
Classificação da Corrida 2.
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/PRO-AM), 30.41.670
2º, Manuel Alves (LOB-Mortorsport/PRO-AM), a 4.457s
3º, Pedro Salvador (PRO-AM), a 7.895
4º, Vasco Barros (LOB-Motorsport/PRO-AM), a 23.762
5º, José Barros (Veloso Motorsport/AM), a 56.935
6º, Jorge Ramirez (RGB Racing Team/AM), a 1.16.163
7º, Gonçalo Fernandes (AM), a 1.20.435
8º, João Posser (Veloso Motorsport/GD), a 1.33.972
9º, Aloísio Monteiro (GD), a 1.47.354
10º, Nuno Inocêncio (AM), a 1 volta
11º, Ricardo Costa (Monteiros Competições/AM), a 1 volta
12º, Francisca Queiroz (AM), a 1 volta
13º, Rui Miritta (Monteiros Competições/GD), a 3 voltas
Volta mais rápida: Manuel Alves, com 1.46.820 (média de 149,2 km/h)
Share this Post