“Gestão complicada” para José Pedro Fontes

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Depois da vitória no Rali Vinho da Madeira José Pedro Fontes e Inês Ponte voltaram a estar em destaque no Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verin, onde ficaram a apenas um ponto da liderança do Campeonato de Portugal de Ralis após terem sido terceiros classificados absolutos. Resultado que permite à dupla do Citroën Vodafone Team reforçar a sua posição na luta pelo título com apenas um rali por disputar. Sendo que a instabilidade das condições climatéricas desempenhou um papel crucial no desenrolar da prova transmontana einfluenciou sobremaneira o desempenho de ‘Zé Pedro’ e Inês.

Com o terceiro lugar final, mas ganhando pontos a dois dos principais rivais, este pódio foi muito importante para o piloto do Citroën Vodafone Team, que sentiu na pele as agruras de uma prova muito exigente e com nível de dificuldade acrescido, principalmente devido à chuva que se fez sentir na região norte ao longo de todo o fim-de-semana. A prova organizada pelo CAMI teve três protagonistas e entre eles esteve sempre José Pedro Fontes, aos comandos do Citroën C3 Rally2. Foi, sem dúvida alguma, um rali exigente e, nomeadamente na derradeira etapa da prova, Fontes viu-se prejudicado por “uma escolha de pneus menos acertada e que acabou por nos custar muito tempo, impedindo-nos de lutar por um lugar melhor”.

“Esta foi uma gestão complicada. Ora chovia ora secava e esta alternância, definitivamente, não nos foi favorável”, diz o piloto do Porto, e sabendo que dispunha de argumentos para lutar com os dois da frente, optou por atacar forte no penúltimo troço da prova, a Power Stage: “Sabíamos que estávamos a recuperar quase dez segundos face à primeira passagem e, assim, em condições de amealhar pontos adicionais. Todavia, a especial acabou por seu neutralizada e o nosso esforço caiu por terra. O terceiro lugar, não sendo o que queríamos, acaba por ter o condão de nos colocar numa posição mais favorável em termos de campeonato, quando está por disputar apenas um rali. Vamos dar tudo na Marinha Grande para lutar por mais um título”.

O Campeonato de Portugal de Ralis prossegue dentro de sensivelmente um mês, a 13 e 14 de Outubro, com o Rali Vidreiro Centro de Portugal, oitava e derradeira ronda deste ano, na qual será conhecido o Campeão de 2023.

Share this Post