Penalização ‘rouba’ pódio a Félix da Costa em Londres

FORMULAS ❯ FE EDITOR EXECUTIVO

Teve lugar este fim-de-semana, em Londres, a derradeira jornada do Mundial de Fórmula E. António Félix da Costa esteve em plano de destaque na corrida de ontem (Sábado), recuperando de 17º até ao segundo lugar final, mas viria a ser penalizado, devido a uma situação invulgar e altamente protestada pelo próprio, como também pela sua equipa TAG Heuer Porsche. Já na corrida de hoje o piloto foi 16º, isto depois de ter largado da 20ª posição da grelha de partido. Termina assim a temporada 2023 do campeonato do Mundo de Fórmula E, com o piloto Português a ter uma época com bastantes bons momentos, mas altamente irregular, onde conquistou três pódios, um deles uma vitória, mas teve bastantes corridas complicadas, que não permitiram o piloto da Porsche ir além do 9º lugar no campeonato de pilotos.

A verdade é que este fim-de-semana, em Londres, foi mais um exemplo da imagem do que foi a temporada de António Félix da Costa. Principalmente na corrida de ontem, AFC efetuou uma corrida brilhante, desde o 17º lugar da grelha, até ao 2º lugar final, mas viria a ser penalizado e relegado para último, devido um furo lento, que originou naturalmente a descida da pressão do pneu da frente do seu carro. A FIA tomou a decisão de penalizar o Português, numa situação altamente contestada pelo piloto Português e pela Porsche, que protestou a decisão, encontrando-se por isso suspensa a classificação da corrida de ontem. Já domingo, na derradeira corrida da temporada, António Félix da Costa, voltou a sentir dificuldades para encontrar a melhor afinação na qualificação, não indo além do 20º lugar. Partindo tão de trás, AFC lutou com todas as suas armas, vindo a recuperar algumas posições para terminar no 16º lugar final.

“Na verdade o que se passou na corrida de ontem é uma vergonha para a FIA. Furei um pneu devido a detritos na pista e por ter sido empurrado por um piloto contra os muros. Felizmente consegui levar o carro até ao final com esse furo lento, mas naturalmente a pressão desse pneu estava abaixo do permitido. Ainda hoje mais a frio, não consigo entender esta decisão, tanto é que a Porsche decidiu protestar a corrida, que se encontra provisória”, diz António visivelmente desiludido. O piloto acrescenta “Foi um dos momentos mais injustos da minha carreira, principalmente depois da corrida espetacular que fizemos. Enfim, é o final de uma temporada díficil, com muitos altos e baixos, mas que me tornaram mais forte enquanto piloto. Vou trabalhar muito neste defeso para melhorarmos nas qualificações, que foram quase sempre o nosso problema, para voltarmos na máxima força em 2024. Estas épocas mais díficeis são as que nos tornam mais resilientes e me dão força para crescer, trabalhar e sermos melhores”

António Félix da Costa foi nono classificado no Mundial de Fórmula E 2023, numa temporada onde Jake Dennis vencer o título Mundial, seguido de Nick Cassidy e Mitch Evans. Termina desta forma a 9ª temporada da Fórmula E, com o inicio da 10ª edição marcado para Janeiro do próximo ano.

Share this Post