Toprak Razgatlioglu regressou às vitórias no Campeonato do Mundo de Superbikes (WSBK) ao impor-se na corrida 2 de Imola. O turco da PATA Yamaha venceu depois de levar a melhor sobre um surpreendente Alex Bassani, segundo claassifiado, que na Ducari da Motocorsa Racing passou pela liderança, numa prova marcada pelo abandono de Alvaro Bautista após queda logo no começo da corrida. Já Jonathan Rea deu à Kawasaki mas um pódio ao ser terceiro diante de Andrea Locatelli, que completou um bom resultado de conjunto para a PATA Yamaha. O quinto posto de Michael Ruben Rinaldi foi um ‘magro’ consolo para a Ducati Aruba.it, face ao sucedido a Bautisa.
O campeão do Mundo até começou bem a corrida, conseguindo o ‘holeshot’ e assumindo a liderança após a largada, mas acabaria por ficar logo na primeira das 16 voltas que compunham a prova ao perder o controlo da sua Ducati V4 R na curva 3 do Autódromo Enzo e Dino Ferrari. E esse percalço valeu-lhe a desistência e promoveu o seu rival Razgatlioglu à liderança, depois do turco levar a melhor sobre o seu colega de equiopa Locatelli, que teve de evitar o azarado Bautista. Já Bassani aproveitava para ‘saltar’ para a segunda posição depois de se ter colocado no quarto posto após a largada. Bassan alargou demasiado a trajetória na na última chicane na volta seguinte, o que foi de imediato aproveitado por Rea para lhe roubar o segundo lugar.
Mas Bassani não baixaria e recuperaria a posição partindo em perseguição de Razgatlioglu, com o piloto da Motocorsa Racing a reduzir para uma décima a diferença para o turco da Yamaha na sétima volta. Já Rea seguia este duelo à distância, sem contudo se intrometer nele. E na oitava volta Bassani conseguiria passar Razgatlioglu e assumir a liderança na chicane Villeneuve. Mas o turco manteve-se sempre perto do italiano, que nunca teve mais de seis décimas de vantage sobre o seu adversário. E na 12ª volta o Toprak fez a ultrapassagem a Bassani em Rivazza, aproveitando um ligeiro erro do piloto da Motocorsa, conseguindo desta feita afastar-se garantir a sua 36ª vitória e o 102º pódio no WSBK. Já para Bassani a segunda posição valeu-lhe o seu sexto pódio na disciplina e o segundo da temporada. O transalpino ficou ainda com a volta mais rápida da corrida – 1m47,491s.
Locatelli, que tinha perdido o quarto lugar para Rea na terceira volta, fez uma prova relativamente solitária, terminando bem atrás do britânico da Kawasaki, mas dando à Ducati Aruba.it os únicos pontos do dia. Um resultado que soma ao pódio conseguido na corrida da Superpole, numa prova onde tambem se destacou Bradley Ray, que levpu a Yamaha da Motoxracing ao sexto lugar, obtendo o seu melhor resultado no WSBK, depois de ter conseguido resistir à forte pressão dos pilotos da BMW, Loris Baz e Scott Redding, que terminaram em sétimo e oitavo separados por meio segundo.. Já Danilo Petrucci foi nono na Ducati da Barnii Spark Racing, na frente de Iler Lecuona, que foi mais uma vez o melhor representante da HRC Honda.
Share this Post