Alvaro Baustista começou com o ‘pé direito’ o fim de semana do Campeonato do Mundo de Superbikes em Imola, onde bateu em toda a linha Toprak Razgatlioglu, que com o segundo lugar somou o seu 100º pódio no WSBK. Mas o espanhol da Ducati Aruba.it não teve vida fácil no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, já que nas primeiras voltas o turco da PATA Yamaha e Jonathan Rea lhe voltaram a dar muita luta a Bautista, numa prova onde os três primeiros estiveram mais uma vez numa classe à parte, uma vez que Roberto Locatelli foi um distante quarto classifficado a mais de 13 segundos, e o quinto, Michael Ruben Rinaldi, completou o top cinco a mais de 15 segundos do vencedor.
Nas primeiras voltas Locatelli conseguiu o ‘holeshot’ largando da segunda posição da grelha para assumir o comando após a partida, mas na segunda volta perdeu-o na última chicane para Axel Bassani. O italiano da Motocorsa Racing ficaria na frente até à volta seguinte, quando cometeu um erro em Tamburello e ‘caiu’ para quarto. Locatelli ficava na frente e Rea passava Bassani. Já Razgatlioglu logrou uma grande ultrapassagem por fora a Bautista na Variante Alta para chegar a segundo, antes de desferir um ataque ao seu colega de equipa Locatelli na curva 1 e assumir o comando, quando o italiano alargou a trajetória, muito embora conseguisse manter-se à frente de Bautista.
Eventualmente Locatelli acabaria por não resisitir a Bautista, que de imediato partiu em busca de Razgatlioglu. Sendo que o turco e o espanhol logravam afasar-se de Rea, que na quinta vollta deixou Locatell para trás. Depois o britânico da Kawasaki logrou encurtar a diferença para Bautista, que momentaneamente perdeu o controlo da sua Ducari e o segundo posto para Rea.. Mas na oitava volta o Campeão do Mundo logrou recuperar a posição ao britânico. Depois disso começou a verdadeira perseguição a Razgatlioglu, açcançando o turco da PATA Yamaha e passando-o em Riivazza, quando Toprak alargpu demasiado a trahetória. A patir desse momento Bautista ‘foi-se embora’ e Razgatlioglu conformu-se com o segundo posto, diante de Rea. Sendo que o Campeão do Mundo somou o seu 17º triunfo da época, igualando o recorde de Doug Polen em 1991 e de Jonathan Rea em 2018 e 2019. Mais uma vez deixará Alvaro Bautista como o piloto mais bem sucedido de sempre no WSBK.
Mais atrás Locatelli teve de defender com ‘unhas e dentes’ o quarto posto dos ataques de Rinaldi, que na segunda Ducati da Aruba.it foi mais rápido do que o seu compatriota da PATA Yamaha. Atrás deles Danilo Petrucci obteve o seu segundo melhor resultado após o pódio de Donington levando a Ducati da Barni Spark Racing Team à sexta posição, à frente de Bassani.
Share this Post