Francisco Mora faz o pleno na Porsche Challenge

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Francisco Mora esteve intocável na quarta jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, no circuito espanhol de Navarra, e na tarde deste domingo obteve a segunda vitória do fim de semana, no qual assinou, para além de duas ‘pole position’, o registo da volta mais rápida, o que lhe valeu a pontuação máxima. O pódio desta segunda corrida foi uma cópia do dia anterior, mas desta vez o piloto da Veloso Motorsport vincou de forma mais acentuada a sua superioridade em relação a Pedro Salvador e a Manuel Alves.

“De facto, o carro hoje estava um pouco melhor que ontem, o que me permitiu conquistar uma vantagem considerável. Durante três ou quatro voltas procurei gerir, mas depois entrou o Safety Car e tive de andar mais rápido outra vez. De qualquer modo, foi um fim de semana perfeito, mas ainda vamos tentar melhorar um pouco a afinação do carro, até porque vem aí a jornada do Estoril, uma pista que os adversários conhecem bem e, por isso, vão estar perto outra vez…”, confessava Francisco Mora após a prova.

Atrás dos três primeiros terminoy Ricardo Costa, que somou novo triunfo na categoria AM, até porque José Barros recebera uma penalização (drive through) na sequência do incidente com Vasco Barros na primeira corrida e caiu para a última posição, fazendo depois uma recuperação brilhante, de trás para a frente, até ao quinto lugar final. Muito certinho, Nuno Inocêncio somou o segundo pódio desta categoria do fim de semana. Quem teve uma jornada de Navarra aziaga foi Vasco Barros, que depois do acidente sofrido na corrida de sábado, obrigando a equipa Lob Motorsport a fazer “horas extraordinárias” para que o ovem piloto pudesse alinhar este domingo, acabou por desistir logo à quinta volta, quando acendeu a luz da pressão de óleo do Porsche 991.2.

A entrada do Safety-Car em pista ocorreu a 5 minutos do final da corrida – para retirar o carro de Jorge Brioso, que se despistara, ficando numa zona de gravilha –, mas não durou mais de duas voltas. Na categoria GD, Chris Hillaby surpreendeu tudo e todos, depois de ter sido relegado para o último lugar da grelha, por ter sido causador de um acidente na qualificação, mas nem isso oesmoreceu. Aloísio Monteiro chegou a liderar, mas ao cometer um erro ficou irremediavelmente para trás, enquanto Rui Miritta fez das tripas coração para levar o seu 911 a bom porto, conquistando o segundo pódio do fim de semana, depois do segundo lugar conquistado na corrida de sábado.

Na primeira corrida Francisco Mora exerceu o seu domínio, impondo-se novamente diante de Pedro Salvador e de Manuel Alves, o trio que se destacou desde o início. Ricardo Costa, na categoria AM, e o britânico Chris Hillaby, na categoria GD, foram outros dos vencedores de uma corrida encurtada pela necessidade de duas intervenções do Safety Car, na sequência de igual número de acidentes. Com o trio destacado na frente, Vasco Barros ficou isolado na quarta posição e destacado de José Barros, o líder da categoria AM, mas ambos acabariam, já mais tarde, por se tocar na reta da meta com o Safety Car (SC) em pista, quando faziam os habituais “S” para manter a temperatura dos pneus. A entrada do carro de segurança acontecera no seguimento do despiste de Jorge Ramirez, então a discutir com Ricardo Costa a primazia na categoria AM. O choque entre Vasco Barros e José Barros foi violento, embora sem consequências físicas para qualquer dos intervenientes, deixando o carro do primeiro bastante danificado, enquanto o segundo desistia logo a seguir.

No recomeço da corrida, Mora não permitiu surpresas, ao passo que Ricardo Costa confirmava a vitória na categoria AM, na frente de Tiago Gonçalves e de Nuno Inocêncio, que não escondia a satisfação de subir ao pódio na sua segunda corrida de velocidade. Chris Hillaby dominou a categoria GD numa tarde em que Aloísio Monteiro acabou, na sequência de dois peões”, por cair para terceiro.

A próxima jornada (4ª) da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agenda para o Autódromo Fernanda Pires, no Estoril, nos próximos dias 29 e 30 de julho.

Classificação

Corrida 1
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/PRO-AM), 29.53.350
2º, Pedro Salvador (PRO-AM), a 0.792
3º, Manuel Alves (LOB Motorsport/PRO-AM), a 1.630
4º, Ricardo Costa (Monteiros Competição/AM), a 7.550
5º, Tiago Gonçalves (AM), a 10.973
6º, Nuno Inocêncio (AM), a 11.751
7º, Chris Hillaby (RGB Racing Team/GD), a 12.942
8º, Rui Miritta (Monteiros Competição/GD), a 15.078
9º, Jorge Brioso (AM), a 16.527
10º, Aloísio Monteiro (GD), a 35.927

Corrida 2
1º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/PRO-AM), 30.43.949
2º, Pedro Salvador (PRO-AM), a 3.506
3º, Manuel Alves (LOB Motorsport/PRO-AM), a 6.343
4º, Ricardo Costa (Monteiros Competição/AM), a 17.260
5º, José Barros (Veloso Mortorsport/AM), a 20.548
6º, Nuno Inocêncio (AM), a 31.385
7º, Chris Hillaby (RGB Racing Team/GD), a 36.284
8º, Jorge Ramirez (RGB Racing Team/AM), a 38.594
9º, Rui Miritta (Monteiros Competição/GD), a 45.404
10º, Tiago Gonçalves (AM), a 59.592

Share this Post