Esapekka Lappi assumiu a liderança do Rali de Itália Sardenha no decorrer do primeiro dia de prova. O finlandês da Hyundai conseguiu nas últimas especiais desta sexta-feira encurtar a diferença para Sébastien Ogier e arrebatar-lhe o comando da prova por somente uma décima. Isto numa primeira jornada bastante dura para o líder do campeonato do Mundo Kalle Rovanpera, que nessa função teve de ir a ‘abrir a estrada’ e por consequência a ‘limpar’ um pouco o terreno para os seus adversários, ainda que a aparição da chuva tenha deixado os troços de terra da ilha ialiana bastante enlameados.
Ogier conseguiu na fase matinal do rali ganhar 16,2s de vantagem sobre Lappi, depois de se ter imposto em duas das três classificativas matinais, disputadas sem chuva. Contudo da parte da tarde o oito vezes campeão do Mundo viu o finlandês a Hyundai aproximar-se aproveitando a alteração das condições climatéricas para chegar ao primeiro posto na derradeira especial do dia – com quase 50 quilómetros de extensão –, apesar de ter sofrido um furo no pneus traseiro esquerdo do seu i20 N Rally1. Colega de equipa de Lappi, Thierry Neuville foi para a assistência final da etapa na terceira posição da classificação geral. Mas o belga da Hyundai não teve um dia fácil, devido a problemas no travão de mão do seu i20 N Rally 1. Isso fez com que perdesse tempo e concluísse esta primeira etapa a mais de 18 segundos do líder. Já Rovanpera soube mitigar a desvantagem de passar primeiro nos troços e concluiu o dia no quarto posto, a pouco mais de 46 segundos de Lappi.
Mais atrás Takamoto Katsuta esteve melhor do que em Portugal, ao ser quinto, a mais de 47 segundos do líder e superar Elfyn Evans, seu colega de equipa na Toyota, que terminou esta jornada a mais de 1m05s da frente do rali, tal como Ott Tanak, apenas sétimo no final da primeira etapa. O estónio da M-Sport Ford teve os seus problemas, mas nada que se comparasse com os do seu companheiro de equipa Pierre-Louis Loubet, que saiu de estrada na derradeira especial do dia. Já Dani Sordo perdeu mais de três minutos da parte da manhã ao capotar o terceiro Hyundai em prova. Sendo que tudo se complicou quando começou a chover no começo da quarta classificativas (Tanariles), onde Ogier foi incapaz de repetir o triunfo conseguido da parte da manhã neste mesmo troço. Já Lappi não cometeu erros e tirou partido da escolha por quatro pneus macios. Com isso o finlandês da Hyundai ganhou 7,6 segundos ao francês da Toyota, que dentro do seu Yaris GR teve o handicap de levar um pneu sobressalente extra e de ter optado por montar dois pneus duros e quatro macios.
Já Loubet se viu aflito quando de repente ficou sem conseguir engrenar velocidades no seu Ford Puma Rally 1. O poblema impediu-o de iniciar a especial na altura prevista, fazendo-o incorrer numa penalização de três minutos. O francês da M-Sport acabaria pior cumprir o troço em ligação, após a especial ter sido cancelada devido a razões de segurança dos espetadores. Isto já depois dos três primeiros sete concorrentes terem cumprido a classificativa em ritmo de competição. Isso fez com que aos restantes fosse dado um tempo nominal.
Share this Post