Hélder Silva soma e segue na Rampa da Arrábida

VELOCIDADE ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Hélder Silva está imparável no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, tendo somado novo êxito. Desta feita o piloto da Power House impôs-se na Rampa Pêuêpê da Arrábida, tirando todo o partido do seu Osella PA2000 EVO2 para levar de vencida António Rodrigues no Silver Car EF10, e José Correia no Norma FC20. Um duelo empolgante com a ‘Bala do Douro’ a superiorizar-se ao piloto e patrão da JC Group Racing Team por apenas uma décima de segundo. Vítor Pascoal nos GT, Luís Delgado nos Turismos e Luís Nunes nos Super Challenge venceram as suas respetivas categorias, enquanto Nuno Guimarães se impôs na Divisão Protótipos B.

Mais rápido em todas as quatro subidas realizadas na jornada de sábado, concluindo o dia na liderança, Hélder Silva viu José Correia suplantar as suas marcas nas duassubidas de treino de domingo. Mas, logo a seguir, o poveiro voltou a repor a ordem e, nas duas subidas de prova que fechavam o fim-de-semana, foi sempre o mais forte. No entanto, não repetiu a sua marca da subida de prova do primeiro dia, 1:40,813, que seria a melhor em termos absolutos do fim-de-semana. António Rodrigues não pareceu sentir dificuldades por nunca ter alinhado anteriormente na prova com o seu Silver Car EF10 da NJ Racing/Lusimed e esteve sempre na refrega pelos lugares cimeiros. Terminou o dia de sábado já no segundo lugar da geral, viu José Correia eaproximar-se nas duas subidas de domingo, quando o bracarense da JC Group Racing Team foi sempre mais forte, mas não o suficiente para recuperar todo o atraso de sábado, ficando os dois separados por apenas 141 milésimas de segundo.

Nuno Guimarães (Silver Car S2) voltou a não ter problemas para dominar a Divisão Protótipos B, onde está invicto há já um rol enorme de provas, sendo ainda o quarto da geral. Nas contas dos B, viu ainda Nuno Pinto (ADR Sport II) contribuir com um segundo lugar para uma saborosa ‘dobradinha’ da NJ Racing. Victor Bessa (PRM RC) fechou o pódio nesta divisão. Voltando à geral, encontrámos no quinto posto Luís Nunes (Skoda Fabia R5) que, de forma perfeitamente avassaladora, construiu ainda o terceiro triunfo consecutivo na novel categoria Super Challenge. Foi, obviamente ainda triunfador no Grupo SC A, competição particular onde foi secundado por José Carlos Pouca Sorte e José Pacheco, aos comandos de dois Mitsubishi Lancer EVO VI. Top 6 absoluto para Vítor Pascoal. O baionense rubricou com o seu Porsche 991 GT3 CUP aquela que foi a sua melhor exibição da temporada, vencendo de forma clara nas lides dos GT, face a Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP), adversários que rodaram sempre demonstrando grande forma, bem vincada pela sua presença no oitavo e nono posto da geral da rampa.

Na tabela absoluta, o sétima lugar foi reclamado por Luís Delgado. O flaviense que tripula o Cupra Leon TCR da Nunes Sport dominou, uma vez mais, a Categoria Turismos e, dentro desta a Divisão 2. Foi também novamente e nas duas classificações secundado por Joaquim Teixeira. Este, mesmo com um toque logo a abrir o fim-de-semana, voltou a provar a sua valia, extraindo todo o potencial do Cupra TCR da JT59 Racing Team/Bompiso de primeira geração que tripula. O pódio da Divisão 2 e da geral dos Turismos ficou completo com a presença de Manuel Rocha e Sousa (Cupra TCR) no terceiro posto. O bracarense do Grupo TDS fez a sua melhor prova da temporada. Registo para o 10º posto final de Nuno Caetano, cada vez mais seguro na ‘barchetta’ Osella PA21S da Power House.

Voltando às lides dos Turismos, Gonçalo Inácio, no Peugeot 208 R2 VTI da Befast Motorsport, venceu a batalha da Divisão 3, na frente do líder do Campeonato, Parcídio Summavielle, a braços com alguns problemas de pneus no seu Renault Clio R3 RS da MNE Sport. O segundo lugar do fafense permitiu-lhe, mesmo assim, reforçar a liderança na tabela de pontos. De regresso ao campeonato, José Borges (Citroen C2 R2) esteve sempre muito forte e almejou conquistar o terceiro lugar na divisão. Quanto à Divisão 1, José Carlos Magalhães estreou da melhor forma um Mitsubishi Lancer EVO X da melhor forma, com o “patrão” e piloto da MNE Sport a suplantar Carlos Gonçalves, em carro idêntico.

Share this Post