De uma forma inédita o Rali Dakar iniciou-se antes do ano findar pela primeira vez com a realização do prólogo de 13 quilómetros, que foi o ‘pontapé de saída’ desta 46ª edição da prova rainha do todo-o-terreno mundial. E na competição automóvel Mattia Ekstrom foi o mais rápido no percurso desenhado nas costa saudita do Mar Vermelho, que também serve de cenário ao acampamento do evento organizado pela ASO. E não obstante ter tido poucas oportunidades para ganhar tempo aos adversários, o prólogo é importante para determinar a ordem de saída para a primeira etapa, a realizar no domingo, com os primeiros 10 a terem a possibilidade de escolher as suas posições de largada. Quando a ação começou Ekstrom, bicampeão do DTM conseguiu levar a melhor sobre a concorrência, completano o percurso em exatamente oito minutos aos comandos de um melhorado Audi RS Q e-tron E2.
Mattias Ekstrom foi o último dos três pilotos da Audi a cruzar a meta, e foi capaz de, não só superar os seus mais experientes colegas de equipa, Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel, mas também Sébastien Loeb, líder inicial do percurso e melhor representante da Bahrain Raid Xtreme, que foi segundo a apenas um segundo do sueco. Loeb, nove vezes campeão do Mundo de ralis, continua a perseguir a sua primeira vitória no Dakar, após ter sido segundo em seis tentativas. Já Peterhansel, lenda da prova, foi terceiro a 11 segundos de Ekstrom, enquanto Nasser Al-Attiyah teve de se contentar com a quarta posição no melhor dos Toyota Hilux Overdrive oficiais. O piloto qatari foi o primeiro a arrancar para o prólogo, mas ficou a 12 segundos do vencedor. Já Guerlien Chicherit deu nas vistas ao ser o quinto mais rápido pela GCK Motorsport, equipa a que se associou depois de deixar os Buggy Hunter construídos pela Prodrive para a Bahrain Raid Xtreme. Um contraste com Sainz, que foi apenas sexto a 14 segundos de Ekstrom, enquanto o saudita Yazeed Al-Raojhi ficou logo atrás, no segundo dos Toyota Hilux Overdrive construídos na África do Sul, enquanto Orlando Terranova foi oitav no segundo do Hunter Bahrain Raid Extreme. O top dez foi completado por Henk Lategan no terceiro Toyota Hilux Overdrive.
A prova começa verdadeiramente amanhã, com a realização da primeira etapa seguindo a costa saudita do Mar Vermelho, e que inclui uma especial de 367 quilómetros.
Share this Post