“Paixão pelos protótipos” que começou na Falperra

VELOCIDADE ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Nuno Guimarães, atual ‘ator’ da luta pelas posições cimeiras no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, confessou que “foi na Falperra que começou” a sua “paixão pelos protótipos”. Em véspera da edição 2022 do evento do Clube Automóvel do Minho o piloto duriense fala de como foi ‘conquistado pela mítica subida ao Sameiro, que este ano regressa ao ‘convívio’ do Campeonato da Europa. Já lá vão 12 anos desde que o ‘Capitão da Montanha’ se estreou no traçado internacional da Falperra. Daí para cá, foi sempre em crescendo a construir uma carreira, a que quer dar continuidade nesta edição, apontando ao triunfo nos Protótipos B.

O craque de Peso da Régua não esconde a emoção quando lhe vem à lembrança “a rimeira vez que participei nesta autêntica festa da Montanha. Foi em 2010 e a prova era a primeira do campeonato nacional. Ia alinhar com o Mazda MX5, mas o carro não ficou pronto e tinha na garagem o BRC CM02, que tinha comprado 1 ou 2 anos antes. Em boa hora isso aconteceu, pois fiquei completamente apaixonado pelos protótipos e o resto da história já é conhecido”. À 41ª Altice Rampa Internacional da Falperra,Nuno Guimarães chega com o vínculo da invencibilidade nas lides da Divisão Protótipos B do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e destaca o facto da “Rampa da Falperra marcar o meio do CPM, pois vai ser a quart prova de oito que compõem o campeonato. Após os 3 pódios da ‘geral’ e respetivas vitórias na Divisão Protótipos B, acho que chegou a hora de omeçar a gerir o campeonato, até porque a Falperra é uma prova de velocidade, onde o Silver Car S2 não consegue acompanhar os potentes GT ́s e muito menos os Protótipos A”.

Como tal, Nuno Guimarães não tem dúvidas de que o segredo para o sucesso na época passa por “saber quando atacar e quando defender, e neste fim de semana a defesa vai ser a melhor forma de atacar. Um lugar nos 5 primeiros da Geral do CPM JC Group, já seria um bom resultado e como é óbvio lutar pela vitoria nos Protótipos B, onde se adivinha mais um duelo com o meu amigo Rino”. Sendo que nprova em si, o piloto da NJ Racing saliente que “vamos enfrentar um traçado rápido, onde é necessário ter muita confiança e acima de tudo ter muita “alma. Mas para mim o melhor da Falperra é o público. É uma honra poder correr para todas as pessoas que durante o fim de semana puxam por nós ao longo de todo o traçado. Sinceramente, acho que quem deu protagonismo à Falperra foi o seu público ao longo de todos estes anos, isto sem querer tirar qualquer valor ao CAM e seus parceiros que todos os anos organizam esta prova emblemática do desporto automóvel nacional”.

Share this Post