Fumanelli na ‘pole’ para o GT Open no Estoril

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

David Fumanelli colocou o seu Ferrari 488 GT3 Evo na ‘pole-position’ para a corrida 1 do GT Open que este fim de semana decorre no Autódromo do Estoril. A primeira sessão de treinos cronometrados demonstrou a enorme competitividade da série promovida pela GT Sport, com três fabricantes a ocuparem as três primeiras posições da grelha de partida. Numa grelha com cinco marcas distintas (Audi, Ferrari, Lamborghini, McLaren e Mercedes), depois da substituição, no último segundo, do segundo Ferrari da Olimp Racing pelo velho conhecido Audi R8 GT3, o plantel encarou os 25 minutos da sessão com o asfalto nas melhores condições, aproveitando a borracha deixada pelos monolugares da EuroFormula Open que haviam realizado a sua qualificação minutos antes.

Numa luta entre velhos conhecidos, o italiano Fumanelli levou a melhor sobre o McLaren 720S GT3 do britânico Joe Osborne e garantiu, assim, o tempo mais rápido durante os treinos cronometrados para a Corrida 1 do International GT Open. A indefinição esteve presente do princípio ao fim, depois de os pilotos da Kessel Racing (Fumanelli) e Optimum Motorsport (Osborne) terem marcado os seus melhores tempos de forma sucessiva a três minutos do final do tempo regulamentar, relegando para o terceiro posto o Mercedes-AMG GT3 do suíço Yannick Mettler, que até então colocava a SPS Automotive Performance na primeira posição. A fazer- lhe companhia na segunda linha da grelha estará Moritz Kranz, igualmente ao volante de um Mercedes AMG. Com o quinto melhor tempo, Leonardo Pulcini aproveitou toda a potência do seu Lamborghini Huracán para superar o Mercedes AMG de Marting Konrad. Seguiram-se Jamie Stanley, Kevin Gilardoni, Alex Frassineti e Charles Hollings, a fechar o top 10. Logo atrás, Steve Jans, Reeam Juffali, Marcin Jedlinski, Bernhard Laber, Kiki Sak Nana, Roman Ziemian, Stephen Earle e Stanislaw Jedlinski.

Já na Euroformula Open: Oliver Goethe garantiu a “pole” ao cair do pano Depois de ter assegurado o melhor tempo nos treinos cronometrados, o dinamarquês converteu a rapidez evidenciada numa dramática pole position para a primeira corrida do fim-de- semana no Circuito do Estoril. A sessão que decorreu na manhã deste sábado iniciou-se de forma tímida, com os pilotos a revelarem alguma prudência no objetivo de levar os carros ao limite perante as excelentes condições atmosféricas. Nos 10 minutos iniciais, as atenções centraram-se no rookie Alex Garcia, detentor da volta mais rápida. Mas o protagonismo rapidamente passou para o australiano Christian Mansell — o primeiro a entrar no segundo “29”, com o tempo de 1m29.983s.

As marcas foram baixando com o avançar da sessão e à medida que a temperatura do asfalto crescia. A 20 segundos do fim do tempo regulamentar, o rookie Sebastian Ogaard aparentava ter garantido o primeiro lugar da grelha. Mas Vladislav Lomko superou-o logo de seguida, criando ainda mais suspense em torno da classificação final. O britânico Frederik Lubin também surpreendia no mesmo instante, marcando momentaneamente otercereiro tempo mais rápido. Mas a estrela maior foi mesmo Oliver Goethe, que, na derradeira oportunidade, realizando uma volta perfeita, relegou um excelente Josh Mason para o 2o posto. No 3o lugar, Christian Mansell, que assim terá a companhia de Vladislav Lomko na segunda linha da grelha de partida para a primeira corrida do fim de semana. Com os oito primeiros separados por apenas 5 décimos de segundo, classificaram-se atrás desta quadra Frederik Lubin, Sebastian Ogaard, Filip Ugran e Nicolás Pino. Nicola Marinangelli, Alex Garcia, Francesco Simonazzi e o conceituado Alex Peroni irão largar das duas últimas linhas da grelha.

Share this Post