Domínio total da Kumho em Vieira do Minho

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

A supremacia dos pneus Kumho foi plena na prova que marcou o arranque do novo Campeonato Promo de Ralis. Pódio absoluto integralmente com equipas Kumho, vitória nas 2RM e nove equipas Kumho no Top 10 do Rali de Vieira do Minho, que se transformou num recital de eficácia dos pneus coreanos. Nas icónicas e desafiantes especiais da Serra da Cabreira, as “borrachas” coreanas foram um argumento de peso na discussão da primazia nas diferentes frentes de ‘combate’: a liderança do rali esteve sempre nas mãos de equipas Kumho.

Na sexta-feira, a dupla passagem pelos 1,93 Kms da Super Especial construída no parque da vila de Vieira do Minho, viu Adruzilo Lopes e Paulo Leones assumir a liderança, capitaneando um trio de Mitsubishi Lancer EVO X que se colocaram logo nas posições de pódio, com as duas outras máquinas nipónicas a serem tripuladas pelas duplas Fernando Teotónio/Luís Morgadinho e Fernando Peres/José Pedro Silva. Também nas duas rodas motrizes, foi tempo da ‘armada’ Kumho mostrar logo as garras, com Isaac Portela e Duarte Susano, num Citroen C2, a iniciarem a ‘faena’ que os haveria de conduzir ao domínio nesta luta particular.

A etapa de sábado contemplava seis especiais, correspondentes a triplas passagens pelos troços de Senhora da Fé/Serradela e Serradela/Agra. Adruzilo Lopes cimentou a liderança nas duas primeiras especiais do dia, mas sempre com Fernando Teotónio por perto, com Fernando Peres a cair na classificação, com problemas na passagem inaugural por Serradela/Agra. Depois, foi Adruzilo que viu o azar bater-lhe à porta e, na especial seguinte, furou caindo para o 19ª lugar, de onde ainda conseguiria recuperar até ao 10º lugar final. E senhor de uma condução rápida, mas a evitar todos os obstáculos, Fernando Teotónio comemorou o seu regresso à “armada” Kumho com um domínio total da prova a partir daí gerindo muito bem a vantagem amealhada e levando juntamente com Luís Morgadinho o Mitsubishi Lancer EVO IX da Macambi Racing Team a uma vitória que lhes assenta bem. Ao triunfo no rali somaram logicamente outro na Divisão 1 do 5º Desafio Kumho Portugal, que viu arrancar em Vieira do Minho os Desafios Kumho Norte e Terra.

Autor de uma recuperação notável, Fernando Peres conseguiu nas quatro especiais de fecho do rali galgar de 10º até 2º da geral, terminando a pouco menos de minuto e meio de Teotónio. O consagrado piloto do Porto foi ainda segundo na Divisão 1 Kumho. Regularidade e eficácia são os termos certos para aplaudir a exibição segura de Alexandrino Dinis e Luís Ribeiro. Conseguiram levar o Mitsubishi Lancer EVO IX ao terceiro lugar da geral, resistindo a todos os desafios de um rali duro com frieza e foco, saindo de terras raianas com um saboroso pódio neste arranque do Promo e do DKP, já que forma obviamente terceiros nas contas da mesma divisão do Desafio. Gaspar Pinto e Bernardo Gusmão voltaram a provar toda a capacidade que possuem de andar nas posições da frente e saíram de Vieira do Minho com um quarto lugar da geral e no DKP, pontuando fortemente nas diferentes frentes onde serão sempre uma dupla a ter em conta para a discussão da supremacia.

No sexto lugar da geral aparece mais uma das duplas que esteve em grande destaque na prova. Falamos de Isaac Portela e Duarte Susano que cupriram á risca no rali o que tinham prometido na antevisão á prova. Extraíram do seu Citroen C2 todo o seu potencial e ‘voaram’ nos troços de terra, dominando a seu belo prazer as lides das Duas Rodas Motrizes (2RM), logrando obviamente o mesmo nas contas competitivas da Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, que venceram com autoridade e naturalidade. Extra Desafio, mas apostando nos Kumho, Tiago Caetano e Marco Vilas Boas colocaram o seu Citroen Saxo no sétimo posto, tendo logo atrás os quintos colocados da Divisão 1, Henrique Rodrigues e Daniel Rodrigues que, aos comandos do habitual Mitsubishi Lancer EVO VII, terminaram a prova em oitavo, optando por uma toada cautelosa nesta primeira abordagem ao Promo.

Share this Post