A KTM apresentou a sua equipa e motos para a temporada 2022 do MotoGP. Aquela que será a sexta temporada da marca austríaca na disciplina máxima do motociclismo, onde o grande objetivo é recuperar o terreno perdido para as rivais Yamaha, Ducati, e Honda, depois de ter vivido um ano muito complicado em 2021, apesar das tduas vitórias obtidas, uma delas por Miguel Oliveira, que acredita que a equipa e a marca fizeram progressos RC16. Vindo da formação ‘satélite’ Tech3, o piloto de Almada foi apenas 14º no campeonato Mundo, com 184 pontos e a KTM concluiu apenas na quinta posição na tabela classificativa dos construtores. Um desfecho que resultou principalmente das dificuldades sentidas na segunda metade da época. Classificações que terão ‘mascarado’ as melhorias feitas nas motos austríacas.
Para Miguel Oliveira os resultados menos bons da temporada pensada teve mais a ver com a melhoria de performance da concorrência: “Penso que, especialmente na segunda metade da época, os nossos adversários deram um passo em frente, especialmente a Ducati. Isso tornou muito difícil segui-los. Acredito que há pequenas mudanças que poderemos traduzir em muito melhores resultados. Penso que no ano passado essa foi uma das razões pelas quais os progressos não se puderam exprimir em resultados. Essa é a minha perspetiva. Claro que as motos nunca estão perfeitas e queremos sempre trabalhar nos defeitos, e as coisas são como são.. Mas estou confiante de que podemos fazer um bom trabalho com este conjunto”.
Um dos sinais das mudanças no seio da KTM para este ano é o facto de ter reestruturado a sua chefia, substituindo o ‘team manager’ Mike Leitner pelo ex-líder da Pramac, Francesco Guidotti. O ‘patrão’ da marca, Pit Beirer, refere que apesar das dificuldades 2021 foi a temporada bem mais sucedida da marca, se tivermos em consideração a vitória nos campeonatos do Mundo de Moto3 e Moto2, apesar do resultado menos conseguido em MotoGP. Daí que sublinhe que os olhos da KTM estão no futuro. “Quando iniciamos um projeto como este no MotoGP querer ganhar uma corrida um dia parece uma tarefa simples do que realmente é, porque de facto trata-se de um esforço incrível das muitas pessoas envolvidas. Nós fizémo-lo. Mas também queremos aprender da forma mais difícil, O objetivo agora é ser consistente em cada fim de semana, chegar ao top cinco e lutar pelo pódio na classificação no final da época. Esse tem de ser o nosso objetivo para esta época, bem como ser forte. Temos a equipa, as bases, a moto e temos os pilotos”, remata o austríaco.
Share this Post