A festa que foi o regresso do MotoGP ao Autódromo Internacional do Algarve não merecia um final assim. Uma corrida que acabou mais cedo devido a uma colisão entre Miguel Oliveira e Iker Lecuona, que obrigou à interrupção da prova para que o piloto português da KTM fosse transportado à clínica do circuito. Francesco Bagnaia liderava a prova quando as bandeiras vermelhas foram mostradas, para não mais ser retomada. O incidente entre Oliveira e Lecuona ocorreu na curva 13 decorria a penúltima volta da corrida. Felizmente nenhum dos pilotos sofreu graves lesões, muito embora o de Almada se visse privado de pontos importantes, pois ocupava a 10ª posição quando a colisão ocorreu.
Já ‘Pecco’ Bagnaia liderou as 25 voltas da corrida, garantindo a sua terceira vitória da época, num contraste com o novo Campeão do Mundo, Fabio Quartararo, que caiu depois de uma prova complicada. Mas o dia, e o fim de semana também, foram do italiano da Ducati, que depois da ‘pole-position’ apenas permitiu algumas veleidades iniciais ao seu companheiro de equipa Jack Miller, que assumiu a liderança após a largada, mas ‘Pecco’ recuperou o comando, enquanto Joan Mir superava o australiano da Ducati na curva 8 do traçado de Portimão. Depressa Bagnaia e o campeão deposto se afastaram de Miller, mas pela sétima volta já o italiano se afastava do espanhol da Suzuki. A diferença aumentou para dois segundos.
Por sua vez Quartararo fez um mau arranque desde a sétima posição na grelha de partida, descendo para oitavo antes de se recompor e subir a sexto quando Iker Lecuona e Pol Espargaro alargaram demasiado a trajetória na curva 1. Mas a a prova do francês seria ditada pela falta de potência da sua Yamaha M1, que acabaria por ser irrelevante, uma vez que caiu na 21ª volta. Já Alex Marquez fez uma prova de trás para a frente, acabando no quarto posto, diante de Johann Zarco e Pol Espargaro. Jorge Martin e Alex Rins terminariam logo atrás, com Enea Bastianini e Brad Binder a completarem o top 10, beneficiando diretamente da colisão entre Miguel Oliveira e Kier Lecuona.
Share this Post