Qualificação emotiva na Kia GT Cup em Braga

VELOCIDADE ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Kia GT Cup arranca com qualificação emotiva no regresso a Braga. Apesar da inexperiência ao volante do Kia Ceed GT, Hugo Araújo surpreendeu na condição de convidado e deixou boas indicações durante o primeiro contacto com o carro desenvolvido pela Kia Portugal e a CRM Motorsport. Diabólicas! Assim se podem descrever as duas sessões de qualificação do Kia GT Cup no Braga Racing Weekend promovido pela Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC).

Marcadas pela indefinição constante dos resultados, os pilotos mais rápidos tiveram de fazer uso de todos os seus recursos ao volante e do conhecimento técnico das suas equipas de modo a garantirem a pole-position para as corridas que terão lugar no domingo. Se dúvidas houvesse, o facto de os treinos cronometrados terem contado com cinco protagonistas distintos é a maior prova da competitividade que neste momento paira neste troféu monomarca. Na primeira sessão de 15 minutos, Manuel Gião foi o mais rápido na categoria Pro, Gonçalo Inácio na categoria Club e Manuel Alves na categoria Júnior. Na segunda, o destaque recaiu sobre Alex Areia, novamente em Gonçalo Inácio (único a repetir a pole-position) e em Pedro Pinto. garantir o segumdo melhor registo entre os Pro, o vila-realense Pedro Alves prepara-se para dividir a primeira linha da grelha com Manuel Gião e esperar que uma boa posição de partida se traduza numa candidatura ao que seria o seu primeiro triunfo ao volante do Ceed GT. Atrás deste duo irão partir Alex Areia, Francisco Carvalho e João Aguiar-Branco, na dianteira de Hugo Araújo, convidado da Kia Portugal que deixou elogios e demonstrou uma excelente adaptação ao carro #7.

Na categoria Club, o rápido e experiente Gonçalo Inácio superou por 4 décimos de segundo o 2º classificado, Manuel Rodrigues de Sousa, que continua a realizar uma época de estreia muito positiva ao volante do Picanto GT #34 aassistido pela Gianfranco Motorsport. Tiago Madeira assinalou o seu regresso ao Troféu com o terceiro tempo, em mais um sinal do bom trabalho efetuado pela MG Competição, ao passo que as marcas registadas por Pompeu Simões, Vítor Gouveia, André Regueiro, Samuel Teixeira e Luís Lourenço deixam antever uma batalha muito interessante entre estes pilotos. Entre os aguerridos pilotos da categoria Júnior, emoção até ao fim, com Manuel Alves, vencedor no Estoril, a superarpela margem mínima (132 milésimos) Gustavo Moura Júnior. Mas também Orlando Batina, que ficou a incríveis 29 milésimos de sair da primeira linha da grelha, e igualmente Pedro Pinto, que concluiu a sessão a apenas 11 milésimos.

Na segunda sessão de treinos cronometrados, assistiu-se a um maravilhoso confronto entre Alex Areia, Manuel Gião e Francisco Carvalho, que concluíram os 15 minutos do tempo regulamentar separados por meros 80 milésimos de segundo. Um resultado que deixa o piloto da Speedy Motorsport (Areia) extremamente motivado após a ausência forçada no Estoril. João Aguiar-Branco vai arrancar do quarto posto entre os pilotos que se encontram ao volante do Ceed GT, superando o Pro Pedro Alves e o Guest Hugo Araújo. Repetindo o feito obtido na primeira qualificação, Gonçalo Inácio vai partir novamente do 1º lugar da grelha para a segunda e derradeira corrida do fim-de-semana. Ao seu lado estará, uma vez mais, o carro #34, desta feita conduzido por Francisco Matos Gil. Pompeu Simões registou o 3º tempo, resultado que, como o próprio admitiu, enaltece a evolução que tem assinalado ao volante do Picanto GT #2. Fazendo a estreia pela G2B Motorsport, o 4º tempo de André Regueiro indica que a relação entre as partes começou com o pé direito, terminando a sessão à frente de Miguel Martins, Vítor Gouveia, Luís Lourenço e Samuel Teixeira.

18

Entre os juniores, destaque para o atual líder da categoria, Pedro Pinto, que contará com a companhia de Manuel Alves e Gustavo Moura Jr. Depois de ter garantido o 2º lugar da grelha para a Corrida 1, Orlando Batina irá agora partir da quart posição. Seguem-se Tomás Guedes, Rafael Antunes e Miguel Lourenço.

Share this Post