Jorge Martin esteve verdadeiramente incrível na qualificação para o Grande Prémio da Áustria. Depois de no terceiro treino livre não ter conseguido evitar ir à Q1, o espanhol da Pramac Racing não perdoou e desde essa primeira fase andou de forma incrível, passando à Q2 como o mais rápido na primeira qualificação, para depois, nos últimos instantes da derradeira sessão, ‘roubar’ o primeiro lugar da grelha de partida para a corrida de amanhã a Fabio Quartararo. Martin conseguiu com uma volta ao circuito de Red Bull Ring em 1m22,643, batendo líder do campeonato por 34 mlésimas. Uma diferença mínima que não se repetiu para Francesco Bagnaia, que vai largar de terceiro no domiingo.
Johann Zarco chegou à Q2 com a melhor média por volta, mas a verdade é que não conseguiu estar ao mesmo nível do seu companheiro de equipa e teve de se contentar com o quarto lugar da grelha de partida, a mais de quatro décimas de Jorge Martin, sendo que a dada altura deu a ideia de que Marc Marquez também poderia lutar pela ‘pole’, acabando por colocar a melhor das Honda no quinto lugar do ‘grid’. O ex-campeão do Mundo ficou a mais de cinco décimas do melhor tempo, um pouco menos que Jack Miller, na segunda Ducati oficial, e que o campeão do Mundo Joan Mir, na única Suzuki a participar nesta segunda qualificação. Uma fase em que incrivelmente, e contra as expetativas, Miguel Oliveira também participou, depois de ter sido o segundo mais rápido na Q1. Num ‘forcing’ final o piloto português da KTM ainda logrou o nono tempo, à frente do seu companheiro de equipa Brad Binder, que tinha garantido o acesso direto à Q2.
Pol Espargaro acedeu também diretamente à segunda qualificação, mas acaba por colocar a segunda Honda oficial apenas no 11º lugar da grelha, à frente de Takaaki Nakagami, na única Honda da LCR a participar na Q2. Alex Rins, na segunda Suzuki, e Valentino Rossi, na melhor das Yamaha da Petronas SRT, nem isso conseguiram.
Share this Post