O Skoda Enyaq iV chegou ao mercado em maio e uma das suas qualidades parece ser a autonomia… da versão mais musculada. O primeiro SUV 100% elétrico do fabricante de Mlada Boleslav, cujas linhas são ainda mais esculpidas do que as dos seus irmãos, assenta na plataforma MEB do Grupo Volkswagen e tem a sua bateria incorporada no poso, disponibilizando mais espaço no seu interior. À imagem do que a marca de Volfsburg fez com o seu ID.4. Ainda assim a impressão que se vai ter é de que o habitáculo é tão espaçoso quanto ao do irmão Kodiaq, o maior dos SUV da Skoda.
E se o visual compacto é, já de si, um bom ‘cartão de visita’, a grelha frontal iluminada Crystal Face é um opcional para quem queira mesmo dar nas vistas – é proposta com uma função animada ‘comming/leaving home’ e faróis LED Matrix completos, que adornam a parte dianteira assim com a grelha dianteira. As luzes traseiras em LED incluem indicadores dinâmicos e também têm a mesma função animada anunciada para a frente. Um visual anguloso que tem correspondente com o design interior, sempre com materiais selecionados, naturais, e integrando um processador e elementos reciclados de forma sustentável. Há um ecrã de 13 polegadas, o maior existente, sendo que serve os vários sistemas a bordo e é possível controlar remotamente através do Skoda Connect, que também serve outras funções do veículo.
Há várias soluções Simply Clever da Skoda, adaptadas para um automóvel totalmente elétrico, sendo que um ‘limpa-cabo’ de carregamento. Uma tampa de proteção para tomada de carga. Com um compartimento próprio para guardar os cabos de carregamento, por baixo de carga. Já no que toca ao volante estão disponíveis seis modos de condução – Eco -, Eco, Conforto, Normal, Desportivo e Individual. Permitem controlar a resposta do veículo ao acelerador, mas também ao binário disponível, a velocidade máxima e a intensidade do ar condicionado.
O Skoda Enyaq é proposto com três níveis de potência e bateria, que permitem uma autonomia de 355 km para 55kWh, e os 537 km na versão mais potente de 82 kWh (204cv). Posteriormente a gama será enriquecida com versões de tração integral – 80x iV e RS iV – e potências de 195 kW (265 cv) e 225 kW (305 cv). Esta última, tem uma velocidade máxima de 180 km/h, as outras ficam-se pelos 160 km/h. O carregamento é possível até 11 kWh em corrente alternada (AC) e até 125 kW em corrente contínua (DC). Além disso este SUV elétrico está apto para rebocar até 1400 kg.
Por último e não menos importante, é facto do preço deste Enyaq se iniciar nos 35.815 euros.
Share this Post