Panis Racing estreia-se a ganhar no ELMS em Monza

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Will Stevens, Julien Canal e James Allen alcançaram hoje a primeira vitória da Panis Racing no European Le Mans Series ao imporem-se hoje nas 4 Horas de Monza. Stevens foi o responsável por terminar a prova do Oreca # 65 da equipa do antigo piloto de F1 Olivier Panis, batendo Tom Gamble no Oreca # 22 da United Aurosports, que dividiu com Jonathan Aberdein e Phil Hanson. O êxito, que foi a primeira vitória da Penis desde que se estreou no ELMS em 2016, começou a ser construída logo no começo da corrida, apesar de Julien Canal largar de oitavo, mercê de uma boa estratégia na primeiras paragens nas boxes, aquando de uma situação de ‘safety car’, causada pelo Porsche 911 RSR da WeatherTech Proton.

Várias equipas, incluindo a Panis Racing e a United Autosports, beneficiaram da paragem antes do ‘safety car’ sair para a pista, deixou-os na frente quando a corrida se aproximou do final da primeira hora da prova, com Phil Hanson a superar Roman Rusinov no Aurus # 26 da G Drive, que partira na ‘pole-position’. Rusinov manteve-se na pista enquanto durou ou ‘safety-car’, e acabou por ficar sem combustível antes do recomeço da corrida em plena Parabólica. Perderia várias posições e seria apenas oitavo no final.

Na frente da corrida, Hanson comandou a prova até às segundas paragens nas boxes, depois de uma segunda situação de bandeiras amarelas. James Allen emergiu um segundo à frente de Jonathan Aberdein quando acabou a neutralização, e nas duas horas finais a Panis Racing controlou a sua vantagem, com Allen a conseguir aumentar a vantagem sobre o seu rival até a 13 segundos. Na última hora Tom Gamble conseguiu encurtar essa diferença, até o piloto da United Autosports ter tido uma incursão fora de pista para evitar um protótipo LMP3 parado na primeira curva de Lesmo. Iso acabou por sentenciar a vitória de James Allen e dos seus companheiros de equipa.

A JOTA Sport completou o pódio com o seu Oreca # 83, tripulado por Sean Gleael e Jazeman Jaafar, que emergiram no terceiro posto após as últimas paragens nas boxes, quando Jaafar levou a melhor sobre Louis Deletraz, no Oreca # 41 do Team WRT. O suíço ainda tentou recuperar a terceira posição na primeira chicane de Monza, mas o indiano manteve-se firme, e Deletraz teve de contentar-se com o quarto posto, com o LMP2 da equipa belga que dividiu com Robert Kubica e Yfei Ye. Tristan Gommendy, René Binder e Memo Rojas completaram o top cinco, no Oreca # 30 do Duqueine.

Share this Post