Carvalho e Veríssimo brilham no Desafio Kumho

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Armando Carvalho, na Divisão 1, e Gonçalo Veríssimo, na Divisão 2, foram os vencedores do 4º Desafio Kumho Portugal no Rali Alitém, disputado no passado fim de semana na zona de Albergaria dos Doze. A prova da Escuderia de Castelo Branco pontuável para os Desafios Kumho Terra, Centro e Sul, e como tal estava muita coisa em jogo, nomeadamente a classificação geral absoluta, onde o piloto do Mitsubishi Lancer Evo V, acompanhado por Ana Santos, chamou a si a vitória, depois de dominar o evento de forma clara.

Armando Carvalho ganhou o troço inicial e já não largou o comando até ao pódio final, detendo todos os ataques que foram sofrendo por parte da forte concorrência presente na prova. E só não se registou uma ‘dobradinha’ Kumho porque Fernando Peres e José Pedro Silva desistiram logo na segunda especial, devido a despiste, quando eram segundos, com a dupla do EVO IX da Peres Competições a estar em condições de discutir a vitóriam sendo que na Divisão 1 do 4º Desafio Kumho Portugal, competição onde o segundo classificado da divisão – Paulo Correia e Tiago Amado (Renault Twuing R2) deu aos pneus Kumho o triunfo no rali entre os carros com duas rodas motrizes.

O pódio da Divisão 1 Kumho ficou completo com o Mitsubishi Lancer EVO VI de Rui Rijo e Miguel Afonso da Luz. A dupla que veio do Algarve, optou por um andamento firme e seguro, recompensado com o referido pódio e um sétimo posto da geral. Assumindo toda a cautela própria de uma estreia absoluta em terra do seu novo Peugeot 208 VTI R2, os jovens Eduardo Santos e Inês Veiga estiveram num bom nível, concluindo o rali no 4º posto da Divisão 1 Kumho e no 9º da geral, quedando-se logo atrás de si, respetivamente em 5º da divisão e 10º da geral, a dupla formada por José Batista e Ricardo Trincadeiro, aos comandos do habitual Subaru Impreza GT 4WD.

Na Divisão 2 houve uma grande batalha. Uma primeira fase, onde Gonçalo Henriques e Tiago Neves deram um verdadeiro recital de condução com o Renault Clio, construindo um avanço sobre os demais que já era superior a 40 segundos quando, logo após a terceira especial, foram forçados a abandonar com problemas mecânicos no carro. Quem herdou então o comandofoi uma dupla estreante nas lides Kumho. Tripulando um Citroën AX, Gonçalo Veríssimo e Fábio Reis imprimiram um forte andamento nas três classificativas finais e reclamaram uma vitória sólida, a que adicionaram um excelente sexto posto na classificação geral do Rali Alitém.

O segundo posto foi para Filipe Teixeira e Bruno Coelho. Mesmo limitados por estarem a correr com o seu Citroën C2 já vendido, rodaram sempre forte e construíram mais um excelente resultado no Desafio Kumho, sendo ainda oitavos da geral. O pódio ficou completo com a presença de Paulo Ferraz e João Ferraz. Competiram em Alitém com um BMW 320i, enquanto aguardam pelo seu novo EVO VII, sendo recompensados com um excelente resultado que premiou a sua regularidade. O quarto posto final da equipa Isaac Portela/Duarte Susano foi um bom “controle de danos” pois para além de terem sofrido uma saída de estrada, a dupla estava a estrear um Citroën Saxo, com todos os condicionalismos da falta de adaptação ao carro. Já Rui Mendes, acompanhado pelo navegador Bruno Pedrosa, realizou uma prova literalmente “no musculo”, pois cedo se viu sem direção assistida no Toyota Corolla. O quinto lugar acabou por ser positivo.

O 4º Desafio Kumho Portugal ruma agora a norte. No último fim-de-semana de julho, será a vez de se disputar o Rali de Famalicão, organizado pelo Team Baia. A prova contará para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.

Share this Post