Carlos Cruz foi o grande dominador do primeiro fim de semana de provas do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, que teve lugar no Circuito do Estoril. O piloto do Datsun 1300 impôs-se nas duas corridas do programa, que contaram com mais de duas dezenas de viaturas. A primeira corrida, realizada no sábado deu uma ideia de como poderia ser esta primeira ronda, com um duelo que pôs Cruz a Jorge Marquez, em Toyota Starlet, e João Braga, o primeiro líder. Este chegou a ser pressionado por Paulo Mendes, também aos comandos de um Toyota Starlet. Mas Carlos Cruz venceria a corrida e a classe H75.
No Desafio ANPAC, ninguém esteve sossegado e os Fiat Punto engalfinharam-se numa luta sem quartel verdadeiramente espetacular. Levou a melhor Rui Alves sobre Rui Silva, com o pódio a ser encerrado com António Areal. Nos Legends, Paulo Mendes levou a melhor sobre Jorge Marques, ambos em Toyota Starlet, com Mota Freitas (Citroen AX Sport) a fechar o pódio. Destaque, ainda, para a prova do Datsun 1000 do veterano Miguel Barata, vencedor da sua classe (H71-1000) num honroso 19º lugar.
Já este domingo Carlos Cruz voltou a protagonizar um duelo de Datsun 1200 com João Braga, sendo que mais uma vez o nortenho levou a melhor, numa prova onde caiu chuva ligeira. Paulo Mendes foi terceiro no Toyota Starlet e ainda chegou a entrar na luta dos Datsun, mas não os bateu. Mas corrida ofereceu mais focos de animação, com os três primeiros classificados do Desafio ANPAC sempre próximos. A vitória sorriu a Manuel Alves, seguido de Rui Silva e de David Vieira, todos em Fiat Punto 85. Outro dos Punto do Desafio ANPAC, de Gonçalo Lopes manteve uma luta muito interessante com o Peugeot 106 de Cláudio Pereira, inglória porque ambos acabaram por não conseguir terminar a corrida.
Os pilotos do Desafio ANPAC mostraram-se muito aguerridos e se os primeiros cavaram um fosso intransponível para os restantes, Luís Gachineiro (Fiat Punto), Manuel Araújo (Fiat Punto 85), Tiago Silva (Toyota Starlet) e Luís Vieira (Fiat Punto) entregaram-se a duelos entretidos. Entre os Legends, Jorge Marques, ao volante de um Toyiota Starlet “emprestado”, logrou um excelente segundo lugar, interessante para as contas do campeonato, seguido de Fernando Charais, ao volante do Citroen AX Sport que repartiu com Mota Freitas.
A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 será realizada em Braga nos dias 11 e 12 de setembro.
Share this Post