A alegria de António Félix da Costa e da sua ‘entourage’ – incluindo família e amigos – era enorme após as 8 Horas de Portimão, pois conseguiu consumar o grande objetivo que tinha nesta segunda prova do Campeonato do Mundo de Endurance, que era levar o
Oreca 07 Gibson # 38 da JOTA Sport – que mais uma vez dividiu com Roberto Gonzalez e Anthony Dadvison – à vitória nos LMP2. Um desejo antigo do piloto de Cascais de vencer em solo nacional, que se concretizou após uma corrida longa e difícil, para a qual partiu da segunda posição da grelha de partida da categoria.
Inicialmente a prova não foi fácil, sendo que teve de conceder o protagonismo a terceiros, que apostaram a jogar todas as ‘cartas’ nas primeiras horas da prova. Mas tanto Félix da Costa como os seus companheiros de equipa sabiam que uma corrida de endurance como esta não se ganha na fase inicial e que o mais importante eram manter o ritmo e a consistência, rodando sempre não muito longe dos primeiros. E foi o que fez, quando chegou novamente ao segundo lugar dos LMP2, António teve a calma para esperar o momento certo de destronar Tom Blomqvist da liderança e fazer com que o Oreca # 38 se afastasse do outro protótipo da JOTA e garantisse um triunfo indiscutível.
“Que dia espetacular, vencer aqui em Portimão em casa é sem dúvida um grande resultado para a equipa, mas para mim em especial, por ser a minha corrida de casa. Ainda para mais vencer desta forma, com a ultrapassagem a poucos minutos do final”, começou por salientar o piloto de Cascais referindo-se a este êxito. Félix da Costa acrescentou: “Estou muito feliz e emocionado com esta vitória, que nos coloca na liderança do campeonato do mundo. Infelizmente não pude festejar com os Portugueses aqui na pista, mas acreditem que senti o apoio e a energia de todos este fim-de-semana, esta vitória é de todos nós”.
Com esta vitória, o piloto português e os seus colegas de equipa passam para a liderança do Campeonato do Mundial de Endurance LMP2, somando agora 56 pontos. Sendo que na segunda posição passa a estar a equipa do Oreca # 22 da United Autosports com 49 pontos, e quando que a do #28 da JOTA é agora terceira com 43. A próxima prova do WEC tem lugar em Monza, dia 18 de Julho. Antes disso António Félix da Costa enfrentará no próximo fim-de-semana mais uma ronda da Fórmula E, desta feita em Puebla, no México.
Share this Post