Jordi Puig e Fernando Navarrete impuseram-se na ronda do Iberian Historic Enduance que se disputou no passado fim de semana no âmbito do Jarama Classi Races. O duo espanhol levaram a melhor nas duas corridas realizadas no traçado madrileno, sob temperaturas de verão e com o regresso do público às bancadas. Pois estiveram presentes cerca de 1000 espetadores distribuídos pelas várias zonas do circuito. Ao volante do seu recém-adquirido Ford GT40, Puig e Navarrete fizeram uma prova irrepreensível e dominaram totalmente a prova, pelo que a atenção do publico foi para a luta seguinte onde três carros, o Merlyn de Carlos Barbot e os Porsche de Pedro Bastos Rezende e Jesus Fuster/Alfredo Martinez, tiveram uma fantástica luta até ao final, com constantes trocas de posição.
Bastos Rezende conseguiu terminar a prova com sete décimas de vantagem sobre o piloto portuense e conquistando a primeira posição na categoria H-1976. Já em Gentleman Driver Spirit, Luis Gama Rocha e Diogo Gama Rocha mostraram que o resultado de Portimão não foi fortuito. Ao volante de um Ford Cortina Lotus, esta dupla familiar teve um soberba performance vencendo a prova, deixando o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes a 39 segundos. Em H-1971, o triunfo foi para o francês Alexis Raoux, com o espanhol Antonio Gutierrez a ser segundo diante dos seus compatriotas Alfonso Garcia e Ildefonso Garcia. Todos eles aos comandos de Porsche 911 2.5 ST. Em H-1976, secundaram Pedro Bastos Rezende Carlos Brizido e João Pina Cardoso que na segunda parte conseguiram levar a melhor sobre o regressado Eduardo Davila todos em Porsche 911 3.0RS.
Já se aproximava o final do dia quando a segunda corrida se iniciou. Novamente se impiseram Puig e Navareto no Ford GT 40, sendo que desta vez na Gentleman Driver Spirit, desta vez venceu a persistência de Nuno Nunes em Porsche 911 SWB, seguidos por novo Porsche 911 SWB conduzido pelos espanhóis Carlos Beltran e Pablo Tarrero. Em terceiro, o Datsun 1200 Ibérico de Guillermo Velasco e Francisco Freitas, ultrapassou todos obstáculos para conquistar mais um pódio. Nos H-1971, o Porsche 2,5 ST de Antonio Gutierrez superou o segundo lugar da primeira corrida e obteve a vitória na categoria, seguido do distinto Lotus Elan +2 de Filipe Matias. A terminar o podium desta categoria dedicada a carros com homologação até 1971 temos a familia Alfonso e Ildefonso Garcia em Porsche 2,5 ST.
Os três primeiros a cruzar a linha de chegada em H-1976 tinham a marca do seu veiculo em comum. Foram três Porsche a saborearem o espumante Torrens Moliner, Carlos Brizido e João Pina Cardoso atravessaram a fronteira e venceram a categoria após uma penalização a Pedro Bastos Rezende por incumprimento da janela de Pitlane. Estes foram seguidos por Eduardo Davila que utilizou toda a sua experiência e conhecimento do traçado, para mesmo com um carro em dificuldades finalizar em segundo. Já Vasco Nina conquistou a terceira posição por apenas 3 decimas de segundo após grande luta com Bruno Duarte e Filipe Jesus. Na classificação mais importante do Historic Endurance, o Index Performance Cuervo y Sobriños, que coloca um index em cada veículo, em função da idade e cilindrada do motor, Pedro Moryion e José Carvalhosa venceram em Porsche 356. No segundo lugar ficou Luis e Diogo Gama Rocha em Ford Cortina Lotus que receberam um fabuloso Relógio da marca patrocinadora da competição. Na terceira posição ficou o Datsun 1200 Iberico de Guillermo Velasco / Francisco Freitas.
O próximo encontro do Iberian Historic Endurance está marcado para SPA, onde se correm as 3 Horas de SPA nos próximos dias 25/26 de Junho.
Share this Post