Fabio Quartararo garantiu a ‘pole-position’ para o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, depois de uma segunda qualificação bem animada, onde a incerteza ‘reinou’, apesar da superioridade do francês da Yamaha ao longo de quase toda a sessão. Uma volta em 1m 38,845s acabou por dar a Quartararo a primeira fila da grelha para a corrida de amanhã, sendo que a grande surpresa acabou por ser Jack Miller, já que o australiano da Ducati só conseguiu aceder à Q2 depois de ter sido o mais rápido na Q1. Além disso sofreu uma queda que o impediu de prosseguir a sua tentativa de destronar ‘El Diablo’ da primeira linha do ‘grid’, que falou apenas por 37 milésimas de segundo.
Johann Zarco ficou numa boa posição para discutir a ‘pole’, mas só numa derradeira tentativa conseguiu o último lugar da primeira linha da grelha, relegando Miguel Oliveira para a segunda fila, depois de ficar a 0,159s da marca conseguida por Quartararo. A última tentativa do piloto português da KTM permitiu-se o quarto lugar do ‘grid’, depois de rodar a pouco mais de duas décimas da melhor marca. Confirnou o bom acerto das RC16 oficiais, ainda que Brad Binder vá largar de oitavo para a corrida de domingo.
Franco Morbidelli não conseguiu ser tão eficaz como no terceiro treino livre, e teve de contentar-se com o quinto lugar da grelha, apesar de ser o segundo melhor piloto da Yamaha, à frente do outro homem da equipa oficial da marca dos três diapasões, Maverock Viñales, e de Aleix Espargaro, na melhor Aprilia. Já Francesco Bagnaia viu a sua melhor marca ser-lhe retirada por ultrapassar os limites da pista, e assim a marca que valeu permitiu-lhe apenas garantir o nono lugar do ‘grid’, à frente de Joan Mir, na melhor das Suzuki.
Share this Post