Depois de Jack Miller ter colocado uma ducati no topo da tabela de tempos nos primeiros treinos livres do Grande Prémio de França de MotoGP, foi a vez de Johann Zarco fazer o mesmo com a melhor das Desmosedici da Pramac. O francês efetuou uma volta ao Circuito de Bugatti (Le Mans) em 1m31,747s, retirando mais de cinco segundos à marca conseguida pelo australiano da equipa oficial, numa sessão que ficou marcada pelas quedas do Campeão do Mundo Joan Mir, de Fabio Quartararo, dos dois pilotos da Ducati e de Aleix Espargaro.
Inicialmente até foi o espanhol da Aprilia o mais rápido, ao rodar abaixo de 1.36, depois foi a vez de Fabio Quartararo descer essa marca em mais de um segundo. Alex Rins fez o mesmo pouco depois, antes do francês da Yamaha recuperar a primazia, rodando abaixo de 1.33. Depois de uma incursão pela gravilha da chicane Dunlop, Maverick Viñales superou o seu companheiro de equipa em quatro décimas e passou a deter o melhor tempo, a 10 minutos do final da sessão. Pol Espargaro conseguiria depois baixar o melhor registo para 1.32,137 a cinco minutos do fim, mas Zarco encontraria uma maneira de fazer o melhor tempo, que retirar 95 milésimas à marca conseguida entretanto por Quartararo.
Viñales também logrou bater Pol e acabar com o terceiro tempo, 0,389s da melhor marca, à frente de Pol Espargaro e de Franco Motbidelli, na melhor das Yamaha da Petronas SRT, que completou o top cinco a mais de cinco décimas de Johann Zarco, enquanto Joack Muller sofreu uma queda no gancho do museu. Já Miguel Oliveira voltou a estar em bom nível, rubricando a sexta marca, encontrando-se provisoriamente com o ‘passaporte’ direto para a Q3. Algo que parece improvável para os outros pilotos da KTM, já que Brad Binder não foi além do 16º tempo, Iker Lecuona foi 15º e Danilo Petrucci 22º e último.
Share this Post