Mariano Pires deixou a sua marca na prova inaugural do Campeonato de Portugal de Velocidade, que integrou o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, no Autódromo Internacional do Algarve O jovem piloto de Ponte de Lima viria a ser um dos protagonistas da corrida principal, arrancando do segundo posto, e foi irrepreensível no seu turno de condução, no Potsche 991 GT3 Cup 3.8 da Parkalgar Racing, que dividiu com Rodrigo Almeida. Infelizmente um toque entre o moçambicano e o Ferrari de Thomas Biagi, acabaria por comprometer o resultado, com a equipa do Porsche a ser penalizada em 30 segundos, atirando Mariano e Rodrigo para a sétima posição.
“O meu turno correu muito bem! Consegui imprimir um ritmo forte e cavar uma boa vantagem e o segundo lugar parecia estar perfeitamente ao nosso alcance, ao passo que quanto à vitória nada seria possível fazer, dada a superioridade técnica do carro que ia em primeiro”, começou por dizer Mariano Pires em jeito de balanço, referindo também: “O Rodrigo teve que ultrapassar o Ferrari por duas vezes e na segunda manobra, acabou por existir um toque. Na minha opinião, foi um incidente de corrida, mas os comissários tiveram outra opinião e penalizaram-nos, o que nos atirou para uma posição que não merecíamos. Fomos sempre a segunda equipa mais rápida em pista e esse seria o nosso lugar normal”
Apesar do final de fim-de-semana menos positivo e aquém das expectativas, Mariano Pires tira boas ilações da primeira ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade de 2021. “Conseguimos uma boa adaptação ao Porsche, o que foi muito importante, dado que nenhum de nós tinha ainda rodado com este automóvel e fomos muito rápidos ao longo de todo o evento. Nas condições actuais, será difícil que possamos bater-nos com um Porsche 991 GT3 Cup 4.0 bem pilotado, dado que o nosso carro não é tão recente e tem muito menos binário, mas vamos ver como será o BoP para a próxima prova e dar o máximo para, pelo menos, colocá-los sob pressão. O resultado ficou aquém do esperado, mas temos performance para estarmos no pódio consistentemente”, concluiu Mariano Pires.
A próxima ronda do Campeonato de Portugal disputa-se em Vila Real nos dias 27 de Junho, integrando o programa oficial da etapa portuguesa do WTCR.
Share this Post