Quartararo na ‘pole’ e Miguel Oliveira no chão

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

A qualificação do Grande Prémio de Portugal de MotoGP foi plena de emoção, desde ver Miguel Oliveira figurar entre os cinco primeiros da tabela de tempos até ver o português sofrer uma queda quando tentava recuperar para dentro do top dez. Uma queda que se verificou no mesmo local onde caíra minutos antes Luca Marini e que faz o piloto português arrancar apenas da 10ª posição da grelha de partida. Apesar de tudo ficou a indicação do que poderá fazer com uma KTM RC16 que parece melhor adaptada ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve do que ao Circuito de Sakhir, no Bahrain-

Mas a luta de titãs para a ‘pole-position’ jogou-se entre Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia, sendo que o italiano da Ducati, que na véspera se revelara especialmente rápido, acabou por ver a volta que lhe daria a ‘pole’ ser-lhe retirada, já que foi obtida desrespeitando as bandeiras amarelas, acenadas devido à queda de Miguel Oliveira. Assim, e depois de ter festejado o feito, ‘Pecco’ teve de engolir em seco, pois a ‘pole-position’ acabou nas mãos de Quartararo, que realizou uma volta ao traçado de Portimão em 1m38,862s, batendo Alex Rins por 89 milésimas, depois de uma última volta lançada bem sucedida por parte do espanhol da Suzuki, que assim vai largar da primeira fila ao lado de Quartararo e Johann Zarco, o grande beneficiado com a retirada do tempo Bagania. Um feito para o francês, que no começo da sessão sofrera uma queda, e que compensa a Pramac Racing pelo facto de ter apenas uma das sua Ducati à partida, depois das lesões sofridas no acidente do terceiro turno terem afastado Jorge Martin deste Grande Prémio de Portugal.

Jack Miller foi outros dos beneficiados pela retirada do tempo ao seu companheiro de equipa, já que o australiano vai largar de quarto, dividindo a segunda fila do ‘grid’ com Franco Morbidelli, que durante parte da sessão esteve entre os dois mais rápidos em pista, e mais uma vez foi o segundo melhor piloto da Yamaha. Marc Márquez completa a segunda fila, depois de se ter qualificado desde a Q1, mostrando que apesar do handicap da falta de força no braço direito se manteve como o melhor representante da Honda e o único a marcar presença na qualificação decisiva.

Apesar da queda Luca Marini vai arrancar de oitavo, atrás de Aleix Espargaro na Aprilia, e à frente de Joan Mir, que ao ser o mais rápido da Q1 garantiu o acesso à derradeira fase de qualificação. Algo que Pol Espargaro não conseguiu, depois de ter sofrido uma aparatosa queda na Q1 com a segunda Honda oficial.

Resultado da qualificação

1º Fabio Quartararo (Yamaha) 1.38,862

2º Alex Rins (Suzuki) 1.38,951

3º Johann Zarco (Ducati) 1.38,991

4º Jack Miller (Ducati) 1.39,061

5º Franco Morbidelli (Yamaha) 1.39,103

6º Marc Márquez (Honda) 1.39,121

7ºAleix Espargaro (Aprilia) 1.39,169

8º Luca Marini (Ducati) 1.39,396

9º Joan Mir (Suzuki) 1.39,398

10º Miguel Oliveira (KTM) 1.39,445

Share this Post