Depois de ter sido a KeePer TOM’s a dominar a qualificação, foi a Rookie Racing a vencer a primeira corrida do ano do SuperGT japonês, que hoje teve lugar no Circuito de Okoyama. Kazuya Oshima e Kenta Yamashita acabaram por levar a melhor sobre Yuhi Sekiguchi e Sho Tusuboi, numa prova que inicialmente parecia favorável ao autor da ‘pole-posituon’ Sena Sakaguchi, que no Toyota Supra GR # 37 levou vantagem após a largada, mostrando-se um substituto à altura de Sacha Fenestraz, impedido de entrar no Japão devido às restrições ditadas pela pandemia.
Mas as incidências da prova – nomeadamente a entrada do ‘safety-car’ para recuperar o Toyota Prius GT300 # 30 que entretanto se despistara – acabou por permitir a Oshima, o campeão de 2019, de se aproximar e ‘colar’ à traseira do Supra GR500 de Sakaguchi. Apesar da sua relativa inexpetiência e dos 21 anos, o piloto da KeePer TOM’s conseguiu aguentar a pressão do experimentado Oshima. No entanto, mais tarde, seriam Yuhi Sakagucgi e Ryo Hirakawa a passarem para o comando, após a fase de paragens nas boxes, despoletada pelo acidente do Nissan GTR GT3 de Yuudai Uchida na 33ª volta.
Na antecipação da entrada do ‘safety car’ quase todo o pelotão parou, numas boxes exíguas a equipa do Supra # 37 teve de empurrar para trás o carro de Hirakawa, que assim desceu de primeiro para quarto. Isso permitiu ao Toyota Supra # 16 da Rookie Racing, de Yamashita, emergir como líder diante do Supra # 36 da TOM’s, tripulado por Tsuboi, com Yuchi Nakayama, no Supra da SARD, a surgir no terceiro posto. E quando terminou a neutralização da corrida Sho Tsuboi iniciou uma perseguição a Kenta Yamashita, iniciando uma batalha que durou mais de uma dúzia de voltas. Na volta 65 os dois chegaram a tocar-se, mas Yamashita aguentou-se na liderança. Quando Tsuboi voltou a tentar a ultrapassagem saiu-se mal e saiu em frente na escapatória, ditando o fim do duelo. O piloto do Toyota teria mesmo de se contentar com o segundo posto.
Ryo Hirakawa e Sana Sakaguchi acabariam por levar o Supra da KeePer TOM’s à terceira posição depois de terem conseguido deixado para trás o Supra da SARD de Yuchi Nakayama e Heikki Kovalainen, que acabariam no quarto posto, enquanto Bertrando Baguette e Kudai Tsukakoshi completaram o top cinco no melhor dos Honda NSX GT 300. A dupla da Real Racing conseguiu o quinto posto depois de uma brilhante recuperação ditada por uma má qualificação, levando a melhor sobre o Toyota Supra da Cerumo, confiado a Hiroki Ishiura e Yuchi Tachikawa.
Classificação
1º Oshima/Yamashita (Toyota Supra GR500)
2º Sekiguchi/Tsuboi (Toyota Supra GR500) + 1,187
3º Hirakawa/Sakaguchi (Toyota Supra GR500) + 13,621
4º Kovalainen/Nakayama (Toyota Supra GR500) + 30,142
5º Tsukakoshi/Baguette (Honda NSX GT500) + 30,562
6º Taschikawa/Ishiura (Toyota Supra GR500) + 31,677
7º Nojiri/Fukuzumi (Honda NSX GT500) + 31,171
8º Yamamoto/Mutoh (Honda NSX GT500) + 32,929
9º Hirate/Chiyo (Nissan GT-R GT500) + 33,438
10º Hirame/Matsushita (Nissan GT-R GT500) + 46,798
Share this Post