Audi na ofensiva para o próximo Rali Dakar

RALIS ❯ TODO-O-TERRENO EDITOR EXECUTIVO

A Audi será o próximo construtor a fazer uma aposta no Rali Dakar, marcando o regresso do Grupo Voljswagen à prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial. Embora o envolvimento da marca dos quatro anéis não seja uma novidade, uma vez que foi confirmada em novembro do ano passado, a chegada do construtor de Ingolstadt dar-se-à já no próximo ano e com um protótipo híbrido, cuja conceção está “quase terminada”, no dizer do fabricante alemão.

Sobre o assunto, Juluis Seebach, diretor geral da Audi Sport GmbH, adiantou: “Na Audi mantemos-nos fiéis à nossa filosofia de utilizar novas tecnologias no desporto automóvel pela primeira vez, que são revolucionárias nos futuros automóveis de série”. Um bólide híbrido que será dotado de uma unidade motriz elétrica (MGU), que também é atualmente utilizado pela marca na Fórmula E e desenvolvido para a temporada de 2021, sendo que no total o protótipo da Audi para o Dakar terá três motores elétricos. Um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Haverá um terceiro que servirá para recarregar a bateria durante a condução, segundo avançou o chefe do projeto, Andreas Roos.

As unidades elétricas serão acopladas a um motor térmico de quatro cilindros TFSI, que até agora era utilizado no DTM. “Um motor incrivelmente eficaz e com tecnologia de ponta em termos de peso e consumo”, garante Roos, que também adiantou estar a decorrer já a construção do primeiro protótipo em Neurburg an der Donau, sendo que será ultimado em junho, antes da apresentação oficial do projeto no mês seguinte. A fase de testes iniciar-se-á logo depois.

Share this Post